top of page
Buscar

Diagnóstico, Terapia Centrada no Cliente e Desenvolvimento Pessoal.

  • Foto do escritor: lealpsicologo
    lealpsicologo
  • 19 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura






ree



Atualmente muitas informações sobre Saúde Mental e seus diferentes diagnósticos são amplamente divulgados nas mídias sociais. Muitas das vezes é dessa forma que a pessoa consegue identificar que está passando por alguma dificuldade e que existe uma explicação e um tratamento para sua situação e outras diversas condições. Se por um lado algumas informações auxiliam nessa identificação e na busca por ajuda, por outro podem causar preconceitos, sensação de inadequação e reforçar estereótipos que desumanizam as pessoas. É importante sempre buscar ajuda profissional para os cuidados com a saúde.



Por conta dessas questões acima gosto de explicar sobre a proposta dos meus atendimentos e o tipo de ajuda que a pessoa irá encontrar na Terapia Centrada no Cliente (minha abordagem). Quando estou em contato com o meu cliente tenho como referência a pessoa que estou atendendo e não um diagnóstico. Com isso quero dizer que independente da pessoa chegar com um diagnóstico, isto não deve direcionar a forma dos atendimentos. Não desconsidero a experiência de uma pessoa quando se depara com um diagnóstico, podemos abordar e explorar isto na terapia certamente, mas pela complexidade que é o ser humano a terapia apresenta uma visão mais ampla.

A terapia centrada no cliente propõe que para que possa ocorrer um atendimento de qualidade terapêutica é necessário ter a experiência do cliente como referência e esta envolve uma complexidade muito maior que um diagnóstico.


É importante para mim enquanto terapeuta compreender que a pessoa que está buscando ajuda é única e que a maneira que vai acontecer os atendimentos também será. A terapia acontece na relação entre a pessoa e seu psicólogo, uma relação que propõe qualidade e que assim poderá permitir o desenvolvimento do cliente.

Dentro dessa relação que é construída em conjunto, não trabalho como um avaliador que investiga um diagnóstico e que quer curar a pessoa. Esse tipo de olhar restrito limita a minha compreensão enquanto terapeuta e o que pode ser proporcionado ao cliente.




Não sou um avaliador, mas alguém que está disposto a viver uma relação com a intenção de promover condições facilitadoras para o desenvolvimento do indivíduo. Assim trabalho com os três pilares da terapia centrada na pessoa:


  • Congruência do terapeuta - É estar na relação de forma autêntica, sem apresentar uma fachada. Sendo ele mesmo durante os atendimentos, estando consciente do que sente, podendo em alguns momentos expressar seus sentimentos para que possa facilitar melhores condições para o atendimento do seu cliente quanto as outras duas condições facilitadoras descritas abaixo.


  • Consideração Positiva Incondicional - É aceitar o cliente em seus diferentes aspectos. Aceitando as diferentes expressões de sentimentos do seu cliente, sejam aspectos positivos e negativos. É aceitar a pessoa como única, nas suas experiências e histórias de vida e não ter uma expectativa que o cliente seja, faça ou haja de acordo com a referência do psicólogo.



  • Compreensão empática - É se dispor e se aproximar do cliente de forma a buscar uma compreensão profunda deste e poder transmitir isto ao cliente. Tendo a consciência que as impressões do terapeuta por mais que tenha a intenção de se colocar no lugar do cliente tem suas limitações e nunca terá a condição de uma compreensão absoluta, isso devido a complexidade da pessoa. A compreensão empática é estar em um lugar de “como se” fosse o cliente.


Desta forma, o terapeuta está junto ao cliente acreditando no potencial deste e com essas posturas o terapeuta permite que o cliente tenha condições de estar constantemente em contato consigo mesmo se atualizando, compreendendo cada vez mais quem é, reconhecendo suas potencialidades, desenvolvendo sua autoestima e assim se auto dirigindo. A terapia centrada na pessoa acredita no papel do psicólogo como um facilitador deste processo.


Aqui está apenas um pouco sobre algumas atitudes estudadas por esta abordagem da psicologia e como ela pode contribuir para o indivíduo e sociedade.


Caso tenha interesse de trilhar este caminho entre em contato!





 
 
 

Comments


bottom of page